Ecoturismo

O Parque Estadual  Carlos Botelho (PECB) situa-se na Serra de Paranapiacaba, região sudeste do Estado de São Paulo. Ocupa uma área de 37.644,36 ha, apresentando um relevo acidentado, cuja altitude varia de 860 a 70 m. Abrange partes dos municípios de São Miguel Arcanjo, Capão Bonito, Sete Barras e Tapiraí.

Criado através do Decreto Estadual nº 19.499, de 10/09/1982, o Parque Estadual Carlos Botelho tem a finalidade de assegurar integral proteção à flora, à fauna, às belezas naturais, bem como garantir sua utilização com ações educacionais, recreativas e científicas, objetivos fundamentais de uma Unidade de Conservação de Proteção Integral.

 

Atividades desenvolvidas:

Trilhas

Ed. Ambiental

Cicloturismo

Obs. de Aves

Cachoeiras

Bóia Cross

Conheça nosso site !

Fale conosco:

PARQUE ESTADUAL "CARLOS BOTELHO"

 

Dias e horário de funcionamento : diariamente das 8h30 às 16h.

O acesso às trilhas monitoradas é possível somente até às 14h. 

Rodovia SP 139 - Km 78,5

Bairoo Abaitinga - São Miguel Arcanjo - SP

Telefone: 15-3279-0483

e-mail: pe.carlosbotelho@fflorestal.sp.gov.br

 

Conta-se que em meados dos anos 40 e 50, toda uma área de floresta nativa onde hoje é o entorno do Parque Estadual "Carlos Botelho" estava sendo cada vez mais devastada e invadida por pessoas que dali extraiam carvão, derrubando árvores centenárias, em busca de riquezas. Era o ciclo do carvão.

Muitas famílias abastadas da região herdaram suas riquezas dessa atividade quase que desenfreada. Quase desenfreada porque chegou um momento em que finalmente o Governo tomou uma ação e literalmente "passou a régua" no mapa, demarcando definitivamente as fronteiras da reserva florestal, hoje o Parque Estadual "Carlos Botelho".
Após idas e vindas, essa área foi adquirida pelos atuais proprietários e se tornou o Parque da Onça Parda, que é cortado por 2 rios: o Monjolinho e o Ribeirão Bonito, onde abriga uma grande parcela de mata atlântica preservada contendo animais característicos da fauna local como a Anta, Macaco Prego, e inclusive a Onça Parda.

O nome do Parque foi batizado pela bióloga Paula Fogaça que em suas pesquisas na área identificou rastros e pegadas da Onça Parda (Puma Concolor).

Atividades desenvolvidas:

Trilhas

Ed. Ambiental

Cicloturismo

Obs. de Aves

Cachoeiras

Bóia Cross

Fale conosco:

PARQUE DA ONÇA PARDA

 

 

Visitas mediante agendamento.


Rodovia SP 139 - Km 76

Bairro Abaitinga - São Miguel Arcanjo - SP

Telefones: 15-3279-1629 -15 981153393  -  15 998539611   -  15 997129802

e-mail: parquedaoncaparda@gmail.com 

 

Conheça nosso site !

Localizado no meio da mais preservada Mata Atlântica, o Parque do Zizo protege 300ha de floresta no alto da Serra de Paranapiacaba, entre os municípios de São Miguel Arcanjo e Tapiraí.

O Parque nasceu da vontade de preservar a memória de Luiz Fogaça Balboni, o Zizo, militante morto pela ditadura. Desenvolveu-se como um projeto de conservação e educação ambiental encravado em uma reserva de Mata Atlântica primária, na região de São Miguel Arcanjo e Tapiraí, sudoeste de São Paulo. Aqui conservamos um pedaço do paraíso e desenvolvemos atividades de ecoturismo notadamente na área de observação de aves, turismo educacional e contemplativo. O Parque do Zizo é também um centro de pesquisa, aberto a parcerias com universidades e instituições interessadas em catalogar e estudar a enorme biodiversidade da Floresta Atlântica.

A Mata Atlântica originalmente ocupava quase toda a costa brasileira. Uma extensa faixa de floresta úmida que extendia-se do Nordeste até a fronteira com o Uruguai.

Infelizmente após mais de 500 anos de ocupação essa floresta foi severamente devastada, restando apenas 8% do original. Mas é na nossa região que encontra-se a maior área contínua de Mata Atlântica restante, reduto de espécies ameaçadas, como a onça-pintada, o mono-carvoeiro e a jacutinga. Como o parque faz vizinhança com importantes reservas ambientais, como o Parque Estadual Carlos Botelho, a nossa propriedade faz parte de literalmente milhares de hectares de floresta primária intacta

Atividades desenvolvidas:

Trilhas

Ed. Ambiental

Cicloturismo

Obs. de Aves

Cachoeiras

Fale conosco:

PARQUE DO ZIZO

 

 

Visitas mediante agendamento.

 

Contato / Administração

Rua Narlir Miguel, 231 São Miguel Arcanjo, SP

e-mail: reservas@parquedozizo.com.br

Tel: 15 – 99614-7994 [Vivo] | (15) 15 – 3279 –1495 [Periodo Noturno]

 

Conheça nosso site !

A RPPN Parque Taquaral, esta localizada na Estrada Parque "Serra da Macaca" SP 139, fazendo entorno direto com o Parque Estadual "Carlos Botelho", em uma de suas áreas mais preservadas, proximo as Zonas Primitivas, aonde estão localizados inúmeros projetos de pesquisa em especifico a pesquisa que acompanha o maior primata da Américas o Muriqui (Brachiteles Aracnoide).

A RPPN tem suas atividades de preservação realizadas através de atividades de Ecoturismo e Pesquisa Cientifica, hoje servindo como um grande berço reprodutor de mamíferos como Anta, Veado Catingueiro, Gato do Mato entre outros.

Atividades desenvolvidas:

Trilhas

Ed. Ambiental

Obs. de Aves

Cachoeiras

Bóia Cross

RPPN PARQUE TAQUARAL

 

 

Visitas mediante agendamento.

 

Contato / Administração

Rodovia Nequinho Fogaça km 78
18230-000 São Miguel Arcanjo, São Paulo, Brazil

(15) 98132-9567

 

RPPN TRÁPAGAS

 

 

Visitas mediante agendamento.

 

Contato / Administração

Endereço:  Rod. SP-139, km 80 • Caixa Postal 138 • São Miguel Arcanjo - SP

 Email: contato@institutomanaca.org.br

 Telefone +55 (15) 5704-4925

 

Conheça nosso site !

© 2018 Associação Comercial de São Miguel Arcanjo