Origem da devoção

 

Povo devoto, povo fiel, o São-Miguelense, morador na antiga Freguesia da Fazenda Velha, precisava ir a Itapetininga para suas rezas, para participar das Santas Missas dominicais, nos idos de 1880.

Era urgente que no vilarejo fosse construída uma capela para o rito das celebrações religiosas.

Segundo o 1º Livro do Tombo, de São Miguel Arcanjo, com abertura em 20 de março de 1884, uma das filhas do Tenente Urias Emídio Nogueira de Barros, Dona Tereza Augusta Nogueira, desejou ver provida canonicamente a Capela de São Miguel Arcanjo e doou, para tal, uma parte de terra de 750 braços de alto com 450 de fundo, herdada de seu pai.

 

Nosso templo espiritual que nos acolhe, foi elevado a Santuário de São Miguel Arcanjo no ano de 2013 e no dia 25 de Maio de 2018 o Vaticano concedeu o título de Basílica Menor ao Santuário! Única Basílica no Brasil dedicada a São Miguel Arcanjo. A carta assinada pelo Cardeal, anexa ao decreto, diz:

A concessão deste título a esta importante Igreja, intensificando o vínculo com esta Igreja Particular e a Igreja de Roma, é um incentivo a promover a sua exemplaridade como verdadeiro centro de ação litúrgica e pastoral da diocese”.

Basílica Menor é uma Igreja Papal, uma extensão do Vaticano, e torna-se uma Igreja que oferece graças especiais, que somente estas podem oferecer aos fieis.

Nessas terras, construiu-se a primeira capelinha segundo a tradição oral, erguida pela sua irmã Dona Maximina Ubaldina Nogueira Terra, devota de São Miguel Arcanjo.

Ergueu-se a Capela, formou-se o povoado. A Fazenda Velha tornou-se município sob a proteção de São Miguel Arcanjo. (Merecedor de nossa generosidade).

Em janeiro de 1958, ergueram-se os andaimes para acabamento da parte externa da frente de nossa Igreja Matriz.

Em dezembro do mesmo ano, a Marmoraria Pasini encarregou-se de completar as escadarias e a mesa da comunhão. Ladrilhos em quatro cores foram colocados no piso da Igreja, no mesmo ano, construindo-se, nem curto tempo, numa cidade pequena, pelo seu povo, uma bela Matriz

1/5

Endereço Praça Tenente Urias, s/n

 

Bairro Centro

 

Cidade São Miguel Arcanjo, São Paulo

 

E-mail: atendimento@santuariosaomiguelarcanjo.com

 

Telefone:(15) 3279-4141

© 2018 Associação Comercial de São Miguel Arcanjo