História da nossa terra

Em meados do século XIX, povoadores fixaram-se ao longo da estrada de ligação entre Sorocaba e o Sul do País, formando novas fazendas dedicadas a culturas diversas. Nessa época, ao sul de Itapetininga, um de seus povoadores, o Tenente Urias Emídio Nogueira de Barros, juntamente com parentes e amigos concentrados numa extensa área, formou o antigo bairro Fazenda Velha.

 

Maximina Nogueira Terra, filha do Tenente Urias, em homenagem ao seu marido falecido, Miguel dos Santos Terra, doou à igreja terras para construção de uma capela, sob a invocação de São Miguel Arcanjo, daí derivando o nome do povoado que se formou em torno da ermida.

 

A freguesia, criada em maio de 1877 no município, foi elevada à categoria de vila posteriormente, em abril de 1889. Os seus habitantes se dedicaram inicialmente ao cultivo do algodão e do trigo, até serem descobertas as jazidas de carvão, que se tornaram a nova atividade econômica do município. Com a chegada de imigrantes japoneses, a agricultura ganhou um forte impulso e readquiriu sua importância na economia local.

O seu desenvolvimento sócio-econômico iniciou-se com o cultivo do algodão, que saía da roça para descaroçamento na cidade, em beneficiadoras Nacionais e Estrangeiras, que na década de 1920, somavam 20 estabelecimentos. Essa foi a fase mais próspera do Município, e hoje a Agricultura, em especifico a uva impulsiona a economia local.

Turismo em São Miguel Arcanjo

A cidade de São Miguel Arcanjo, esta inserida no Maior Contínuo de Mata Atlântica, denominado Contínuo de Paranapiacaba, o principal patrimônio ecológico de um bioma único, no qual vem se destacando nas práticas do Ecoturismo, dado a grande importância dos Parques, que são os grandes impulsionadores desta prática, que pode ser vivenciada, através de atividades como: Trilhas, Bóia Cross, Observação de Aves, Visitas a Cachoeiras,  entre outras atividades.

Também podem ser praticadas as atividades de Turismo Rural devido a sua grande produtividade de frutas, no qual se possibilita a vivência de campo, através do Colha e Pague, e a Rota do Vinho.

E atualmente devido a elevação de nosso Santuário de São Miguel Arcanjo a Basílica Menor, o turismo religioso vem se destacando e sendo um grande propulsor do desenvolvimento turístico local.

Horários de Ônibus

Previsão doTempo

© 2018 Associação Comercial de São Miguel Arcanjo

TRILHA DO RIB. BONITO - POP